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Semana pedagógica: o que não pode faltar?

Está chegando o começo de um novo semestre, a sua escola já organizou a semana pedagógica?

Para construir e alcançar uma jornada avaliativa de sucesso, é preciso também olhar para as demais vivências pedagógicas que permeiam a vida escolar – e isso inclui o planejamento e organização do ano letivo como um todo.

A semana pedagógica é um momento muito importante para as instituições de ensino, pois serve de base para formar toda a estratégia de ensino-aprendizagem dos períodos seguintes, integrar a comunidade escolar, e também nortear o planejamento de aulas, avaliações e demais atividades acadêmicas — seguindo os valores e objetivos da escola como um todo.

Mas você sabe o que não pode faltar nos encontros da semana acadêmica, educador(a)? Continue lendo até o fim! No post de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre a importância desse momento, especialmente no retorno do recesso escolar.

O que é a semana pedagógica

A semana pedagógica é um momento de integração entre gestão e corpo docente, realizado geralmente no início e na metade do ano letivo, com o intuito de formular e revisitar o planejamento para o novo semestre.

Além de ser um período de elaboração de estratégias, planos de aulas e calendários acadêmicos, essa é também uma oportunidade de receber e socializar novos professores, apresentando-lhes a cultura da escola e informações específicas, como perfil das turmas, sistema e calendário avaliativo, entre outros.

Mas para a realização de uma semana pedagógica produtiva e exitosa, alguns pontos são essenciais. Você, educador(a), sabe o que não pode faltar?

5 coisas que não podem faltar na semana pedagógica

calendário pedagógico

  1. Organização e planejamento
  2. Apresentação do tema pedagógico
  3. Discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP)
  4. Planos de aula
  5. Momentos de formação

Organização e Planejamento

A semana pedagógica não pode ser feita de qualquer forma. Para minimizar e evitar problemas futuros, e traçar um norte para os encontros, é importante estabelecer uma boa organização e planejamento.

Essa organização deve estar pautada de acordo com a cultura escolar de cada instituição, que irá estabelecer o período e formato do projeto (se uma semana inteira ou apenas alguns dias, por exemplo). O essencial é que sejam priorizados os planejamentos, discussões e troca de experiências dos educadores, além de avaliar o que será possível ser realizado ou não. Além disso, é importante planejar também aspectos como o espaço onde irá ocorrer, tempo para cada vivência, quem irá palestrar, quais momentos serão importantes para debates, oficinas etc.

Partindo das vivências realizadas nas primeiras reuniões no início do ano letivo, já é possível ter um formato pré-estruturado para iniciar a organização da semana pedagógica do meio do ano. Ela será a condutora das ações escolares no segundo semestre, claro, partindo de uma avaliação criteriosa do que já foi alcançado nos meses anteriores.

(Re)apresentar o tema Pedagógico 

A ideia de apresentar novamente o tema pedagógico da escola é em primeiro lugar familiarizar os novos educadores com a proposta que a escola está trabalhando no ano letivo em curso, possibilitando a tomada de iniciativa no planejamento, ações e práticas pedagógicas.

A retomada com discussões e propostas de mediações são essenciais para a comunidade escolar, pois é um momento de lembrar os principais objetivos que a instituição busca alcançar, quais ações foram pensadas para trabalhar o tema e como ele deve ser abordado em cada nível de ensino. 

O tema pedagógico será o instrumento que unifica a escola independente da série, desde que respeite as especificidades de cada uma. Por isso, é tão importante que nesse momento todos os educadores estejam reunidos, visto que trocas de experiências entre professores e gestores de níveis diferentes enriquecem as vivências escolares e o próprio currículo escolar. 

Discussão sobre o Projeto Político Pedagógico

calendário pedagógico

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido como PPP, é o documento que dá identidade à escola e serve como bússola para que todos os objetivos educacionais sejam alcançados de forma plena. Apresentar o PPP é um dos alicerces de uma semana pedagógica que preza pela formação de seus educadores. 

É necessário deixar claro para toda a comunidade escolar (antigos e novatos), a visão que a instituição tem sobre a educação, sua percepção sobre ética e cidadania, quais seus objetivos e como busca construir todos esses elementos.

Colocar os educadores em contato com a forma em que a escola trabalha e transmitir os valores e as particularidades da filosofia da escola são aspectos fundamentais a serem discutidos a partir do Projeto Político Pedagógico. 

Através do contato com o PPP da escola, os membros participantes da semana pedagógica poderão partir para os próximos passos, visto a necessidade de entender as diretrizes da instituição que você trabalha para planejar suas ações.

Planos de aula

Partindo das informações obtidas no PPP e do tema pedagógico, chegamos a mais um componente indispensável para a comunidade escolar. O planejamento de aulas é um instrumento que serve como um organizador das atividades que os educadores irão realizar ao longo do semestre.

Nele devem estar descritos os objetivos de cada ação, no caso dos professores: objetivos que pretendem alcançar ao término de cada aula, atividades propostas, trabalhos, avaliações, e demais atividades que envolvam a prática pedagógica de construção da aprendizagem dos alunos.  

O planejamento pode ocorrer de forma coletiva, com todos os professores de um mesmo segmento educacional, ou individual. O planejamento coletivo é importante para que os professores pensem em ações multidisciplinares e transdisciplinares. Além disso, planejar coletivamente é uma oportunidade de discutir e avaliar os resultados já alcançados no primeiro semestre. Os resultados já evidenciados são um aspecto que favorece ainda mais a aprendizagem dos alunos, pois é a partir desses dados que podemos avaliar como a estratégia tem se desenvolvido e se serão necessárias mudanças ou não. Em seguida, a atenção deve ser para a aprendizagem e os resultados que os alunos alcançaram, a fim de aperfeiçoar e potencializar o processo de ensino-aprendizagem.

O planejamento individual também é muito importante dentro da semana pedagógica, pois é o momento de rever as estratégias, metodologias e recursos que serão e/ou foram utilizados, avaliar se o planejamento foi adequado para a aprendizagem do aluno e modificá-los, caso preciso. É interessante também fazer uso dos resultados obtidos nas avaliações, enquetes e devolutivas que ocorreram durante o primeiro semestre para balizar as estratégias para o segundo semestre.

Momentos de Formação

Os momentos de formação são um aspecto que não deve faltar na semana pedagógica devido à diversidade de experiências que podem ser compartilhadas através de palestras, minicursos, oficinas e outras vivências. Quando se trata de formação continuada, a semana pedagógica é uma ótima oportunidade para trocar e construir saberes. 

A formação continuada é imprescindível para as instituições de ensino que buscam uma aprendizagem efetiva. É quase indissociável falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores, a qual é também uma condição quase que fundamental para superarmos os paradigmas do ensino tradicional.

Essas atividades são uma forma dos educadores trocarem experiências positivas em suas práticas e aprender sobre novas tendências e metodologias, como, por exemplo, as melhores formas de utilizar os recursos tecnológicos e plataformas digitais em sala de aula.

Gostou desse conteúdo? Quais outros pontos você acrescentaria nessa lista educador(a)? Compartilhe esse texto com seus colegas e conta pra gente como é a experiência da semana pedagógica na sua escola!

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