Gestão Educacional

Retomada pedagógica: o que é e por que implementar na sua escola

Você, diretor(a), coordenador(a) ou professor(a), já ouviu falar em retomada pedagógica?

Não, não estamos falando da volta às aulas ou da retomada às salas presenciais pós Covid-19. Na verdade, é um processo que com certeza irá te ajudar, e muito, a desenvolver um novo ano letivo mais organizado, direcionado e alinhado com as expectativas e, principalmente, com o que realmente está sendo posto em prática.

A retomada pedagógica faz parte de uma rotina de feedbacks e comunicação que deve estar presente em toda instituição de ensino que busca resultados positivos e satisfatórios.

Se você quer saber mais sobre o que isso significa e como colocá-la em prática, continue lendo este artigo até o final!

O que é retomada pedagógica

A retomada pedagógica é um processo utilizado pelas escolas para alinhar objetivos e entender as dificuldades encontradas, monitorar as atividades realizadas, desenvolver uma cultura de feedbacks e planejar os próximos passos.

Ela é realizada através de reuniões periódicas, que podem ser semanal, trimestral ou semestralmente, entre gestores e professores ou entre professores e alunos, para avaliar o trabalho que já foi aplicado, entender o que está dando certo ou errado, e direcionar o projeto pedagógico com base em dados e informações reais.

Ou seja, em vez de fazer o planejamento e revisão das atividades e desempenho em apenas uma reunião geral, a retomada pedagógica serve para acompanhar as etapas de execução do planejamento pedagógico durante todo o ano letivo, a fim de manter todos os envolvidos na mesma página.

Por que adotar retomadas pedagógicas na rotina escolar?

retomada pedagógica

Como falamos, o principal objetivo de se trabalhar essas retomadas periodicamente é o constante acompanhamento das entregas do projeto pedagógico, garantindo maior satisfação dos envolvidos com os resultados alcançados.

Ao contrário do que ocorre em diferentes metodologias, como, por exemplo, quando se planeja tudo de uma vez e há apenas uma entrega ao final do período, as retomadas pedagógicas quebram esse acompanhamento em partes menores, fazendo com que a equipe possa ir alinhando e aperfeiçoando os processos ao longo da execução.

Justamente por esse motivo, possíveis atrasos e inconformidades durante o ano acabam sendo significativamente menores, visto que são alinhados e reajustados continuamente. A equipe tem mais consciência sobre os prazos e necessidades e se sente mais à vontade para comunicar-se entre si quando sentir alguma dificuldade ou demandar ajustes.

5 ações que devem ser realizadas na retomada pedagógica:

  • Garantir uma boa comunicação entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem;
  • Garantir um registro desse aprendizado;
  • Selecionar o aprendizado que vai ser levado ou não adiante;
  • Garantir a satisfação e o bom relacionamento com as famílias;
  • Fazer com que a comunidade escolar trabalhe de forma mais unida, proativa e colaborativa;

Como a tecnologia educacional auxilia na retomada pedagógica?

retomada pedagógica

Reuniões periódicas para avaliação de desempenho e alinhamento de processos podem não ser uma grande novidade entre os educadores e instituições de ensino. No entanto, é comum que muitas delas sejam feitas com base apenas em conversas e no famoso “achismo” — o que pode não auxiliar corretamente na correção de falhas e planejamento assertivo dos próximos passos, pelo contrário.

É então que entra em cena o trabalho da tecnologia educacional.

Na plataforma de gestão avaliativa da Lize, por exemplo, gestores, professores e alunos têm acesso a um mapeamento completo do desempenho, com dados e indicadores completos, que possibilitam visualizar de forma completa, clara e precisa o desenvolvimento das atividades, quais habilidades e competências estão sendo bem sucedidas, quais precisam de reforço, o desempenho individual do docente e do aluno, bem como das turmas, e muitos outros índices fundamentais que refletem a jornada real da escola.

No vídeo abaixo, nosso CEO e fundador, Luiz Gonzaga, explica o que são as retomadas pedagógicas e como utilizar o nosso sistema para aplicá-las da melhor forma.

 

Tipos de retomada pedagógica

As retomadas pedagógicas podem ser realizadas tanto entre a equipe de gestão e professores, como entre os educadores e alunos. A seguir, explicamos um pouco mais sobre as diferenças e como ela pode ser aplicada em cada um dos grupos:

Retomada entre gestão e professores

Entre diretores, coordenadores e professores, a retomada pedagógica funciona para avaliar indicadores, alinhar os planos de aula com o projeto pedagógico e fazer o acompanhamento da execução das atividades. Nas reuniões, é importante discutir o andamento do currículo, os prazos das aulas e projetos, se o conteúdo programático está avançando, o que está pendente e se o que está sendo lecionado está sendo refletido nas avaliações.

Da mesma forma, professores também podem trazer o feedback sobre a gestão escolar, se há algo que possa melhorar, quais as demandas que estão sendo necessárias dentro da sala de aula, quais ferramentas poderiam ser implementadas para otimizar o trabalho docente, bem como construir uma ponte de comunicação com as famílias.

Retomada entre professores e alunos

Já entre os professores e alunos, a retomada pedagógica é um momento de revisão do desempenho e direcionamento do aprendizado. É importante ao educador ter dados concretos do desenvolvimento do estudante para entender quais suas forças e necessidades, para que, assim, possa ajudá-lo a focar no que precisa ser aperfeiçoado.

O docente pode reunir-se com toda a turma e também de forma individual para estudar os resultados, entender os indicadores de habilidades e competências e redirecionar os estudos dentro do que necessita de melhorias. Dessa forma, os estudantes conseguem construir uma trilha de aprendizado muito mais proveitosa e assertiva, alcançando uma evolução real dos resultados.

E essa também é uma via de mão-dupla: assim como os professores, os alunos também podem, e devem, ter uma comunicação aberta e sincera com os professores, repassando feedbacks das aulas, o que pode ser melhorado na metodologia de ensino e quais dificuldades têm encontrado no processo.

As retomadas pedagógicas são um instrumento muito importante para construir um ano letivo eficiente e produtivo para todos os integrantes da comunidade escolar, gerando benefícios e ganhos em todos os aspectos, visando sempre a melhor qualidade nos processos educacionais.

Gostou deste conteúdo? Para saber mais sobre o universo da educação, acesse outros artigos do blog da Lize e nossos perfis nas redes sociais. E se quiser conhecer mais sobre a nossa plataforma e como utilizá-la na prática nas retomadas pedagógicas da sua escola, fale com um de nossos especialistas e venha fazer parte da solução educacional que está conquistando o Brasil!

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