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Formação continuada de professores: por que é importante e como colocar em prática?

A formação continuada de professores é uma temática que já vem sendo discutida há bastante tempo, especialmente nas últimas décadas, em que o cenário da educação brasileira está levantando diversas questões acerca da importância e necessidade da sua consolidação na educação básica, em todos os níveis de ensino.

Essa é uma questão bastante problematizada e abordada dentro de certas limitações, visto que traz consigo diversas possibilidades e abordagens para a formação docente.

Mas afinal, o que é e como pode ser aplicada a formação continuada de professores? Continue lendo este artigo até o fim que nós vamos te explicar!

O que é a formação continuada de professores

A formação continuada de professores é processo metodológico de aprimoramento formativo constante que os professores vivenciam durante toda a sua carreira profissional.

O fato de estarem em contato direto e cotidiano com a diversidade de seu alunado junto às várias tendências educacionais que surgem corriqueiramente, a busca por aprimoramento e atualização se faz ainda mais necessária para esses educadores.

Qual é a importância da formação continuada de professores?

importância formação continuada de professores. foto de professora lecionando aula online em notebook.

As instituições educacionais que buscam sair do modelo tradicional de educação sabem que é importante a formação continuada de professores, pois buscam romper as formas engessadas que não proporcionam os melhores aprendizados nem colocam o aluno como protagonista do processo educacional.

Esse momento formativo vai proporcionar um desenvolvimento constante em todos os processos, tanto com pesquisas, quanto em contato com outras experiências profissionais. Ele vai colaborar com os objetivos da instituição, proporcionando uma aprendizagem mais efetiva dos alunos. 

Em outrora, a formação dos professores era reduzida somente ao período de formação no Ensino Superior, sendo os cursos de pedagogia e/ou licenciatura suficientes para a prática docente. Porém, com as diversas demandas educacionais da atualidade, foi-se percebendo que os 5 anos de formação eram insuficientes para abarcar as questões que estão surgindo no cotidiano da sala de aula.  

Logo, se faz necessário repensar a formação dos professores e dar respostas às problemáticas que a formação anterior não respondia. A formação continuada de professores surge como uma necessidade já na década de 1970 e permanece sendo ainda mais fundamental nos dias de hoje, em especial para as instituições que se propõem em desenvolver o protagonismo estudantil.

Preparar os professores para serem os mediadores do conhecimento e não mais os detentores dele é uma das maiores tarefas que a formação de professores continuada vem realizar e consolidar esse objetivo é um marco na educação.

Como realizar uma boa formação continuada de professores?

como fazer formação continuada de professores

Após entender a importância da formação para os professores em uma perspectiva contínua, chegamos a um outro aspecto bastante importante que é o como fazer essa formação. Confira a seguir os 4 passos principais:

1. Entender as necessidades da equipe

O primeiro passo para uma boa formação é levar em consideração as necessidades de sua equipe de forma geral. A gestão escolar e os professores necessitam estabelecer uma troca de ideias e deixar evidente as necessidades pedagógicas percebidas durante o cotidiano em sala de aula. Somente através de um diálogo bem aberto é que a instituição conseguirá realizar as melhores tomadas de decisões e os investimentos necessários para construir essa cultura formativa e, consequentemente, progredir com os resultados dos alunos, sempre buscando uma perspectiva autônoma. 

2. Montar um planejamento alinhado com os objetivos da escola

Um outro aspecto que deve ser levado em conta para a realização de uma eficiente formação continuada é planejar as ações formativas de acordo com as perspectivas de crescimento da escola e com os objetivos pedagógicos. Afinal, não adianta investir em formação se ela não for fruto de um planejamento que leve a uma maturação pedagógica na prática. 

É evidente que o cenário educacional está repleto de teorias e metodologias que abarcam várias vertentes e perspectivas pedagógicas, mas quando se trata de formação de professores, a escola deve alinhar suas metas com o que vai proporcionar aos profissionais na prática.

No entanto, adotar essa estratégia não significa que a gestão escolar pretende limitar a formação, pelo contrário, quando a escola adota essa tática, está avançando na qualidade do processo de aprendizagem, identificando as melhores ferramentas para um maior aprimoramento das práticas de ensino e, consequentemente, desenvolvendo cada vez mais as habilidades dos alunos.

3. Criar o hábito da prática reflexiva

Criar o hábito da prática reflexiva é um outro fator que contribui para a formação de professores. Cabe às escolas proporcionarem um ambiente propício para a reflexão. Os gestores devem encorajar os educadores a tornarem-se profissionais reflexivos,  criando espaços de liberdade tranquila onde a reflexão seja possível.

Essa reflexão passa pelo exercício de ouvir o outro (alunos e professores), que carrega consigo expectativas e experiências que, ao serem compartilhadas, geram espaços de reflexão, busca por conhecimento, elaboração de estratégias e crescimento profissional. 

4. Realizar autoavaliação

Aplicar pesquisas e questionários de autoavaliação é um recurso importante para fazer uma formação continuada para professores. Acompanhar os resultados positivos de uma melhoria é um dos grandes incentivos para os profissionais continuarem buscando sua evolução. Reavaliar as práticas que não foram tão exitosas também são importantes, pois identificam os pontos que devem ser aprimorados ou modificados. 

Essas avaliações podem ocorrer de diversas formas (bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais), ficando a cargo da gestão pontuar a periodicidade. Os resultados obtidos nas avaliações proporcionam a evolução da equipe como um todo, além de identificar necessidades de formação em comum, unificar professores interessados em aprofundar-se em temas específicos, utilizar os professores com maior domínio em determinado tema para auxiliar na formação dos demais e oferecer oficinas para a formação dos professores sobre os temas que eles tem mais domínio e são demandas formativas.

É evidente que a formação continuada para professores é uma necessidade para o cenário em que se encontra a educação básica no Brasil. Independente da concepção pedagógica e metodológica que a instituição de ensino adote, se faz necessário investir no aprimoramento docente.

Para avançarmos na educação é importante acreditar nos aspectos formativos dos educadores e alinhar essas demandas aos objetivos e filosofia pedagógica da escola. Romper com o ensino tradicional passa por uma nova forma de olhar a carreira docente, e a valorização do educador está vinculada com a possibilidade constante de aprimorar seus procedimentos e desenvolver as melhores estratégias para o seu aluno, levando-o à autonomia e protagonismo de seu aprendizado.

Nós da Lize estamos, assim como os professores, em processo constante de movimento e crescimento, buscando também uma formação contínua entre nossos colaboradores, pois acreditamos que a busca pelo conhecimento deve ser diária e sempre carregada de reflexões acerca das práticas educacionais.

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