Correção automática de provas: como funciona?
Ei, educador(a)! Você já utiliza a correção automática de provas na sua jornada avaliativa? Ou ainda está preso aos métodos do passado, corrigindo prova à prova manualmente?
A transformação digital na educação chegou não só para trazer recursos e metodologias diferentes e inovadores, mas também para facilitar a rotina dos professores. E, entre uma dessas novidades está a automação da correção de provas.
Se você quer saber mais como esse processo funciona e como você pode transformar de uma vez por todas a sua jornada avaliativa com o auxílio da tecnologia, continue lendo até o final!
Por que otimizar a correção de provas?
Um dos principais desafios da atividade docente apontado pelos professores atualmente está relacionado à sobrecarga de trabalho, especialmente quando o assunto é correção de provas e trabalhos. A grande quantidade de tarefas e obrigações contribuem não só para a necessidade de trabalho extraclasse e acúmulo de trabalho, como também afetam a saúde mental dos educadores brasileiros, que sofrem cada vez mais com o estresse, ansiedade e exaustão da rotina escolar. Esses fatores acabam afetando diretamente os alunos e a qualidade de ensino a eles oferecida, visto que o tempo que poderia ser investido em capacitação e planejamento de aulas, acaba sendo dedicado a atividades mais técnicas e burocráticas. A fim de mudar essa realidade, a tecnologia surge como uma grande aliada dos docentes, em especial, no processo avaliativo. Com a correção automática de provas, os professores ganham tempo, trabalham com mais agilidade e podem se dedicar ao seu papel essencial de construir e compartilhar o conhecimento.Como automatizar a correção de provas?
A correção automática de provas é feita através de um software para leitura de gabarito, o qual, com o auxílio de um scanner ou do próprio celular, tem a função de identificar os erros e acertos em uma folha de respostas e gerar resultados instantaneamente. Com esse recurso, o professor — em vez de corrigir questão por questão, prova por prova, de dezenas ou até centenas de alunos —, agora poderá realizar todo o processo de forma muito mais rápida e prática, com menos chances de falhas e com os resultados disponíveis em poucos segundos.Leia também: Como criar provas usando inteligência artificial?
O que é um gabarito de provas
Um gabarito de provas é uma folha dedicada exclusivamente para o registro das respostas pelo aluno, normalmente utilizado em avaliações com questões de múltipla escolha. Nele ficam dispostas tabelas com os números das questões e respectivas opções de resposta presentes no caderno de prova. Cada opção é ilustrada por ícones circulares, os quais o aluno deve preencher completamente, preferencialmente com caneta azul ou preta. Em um processo avaliativo que faz uso de gabaritos, os estudantes recebem o caderno de prova, com os textos e alternativas das questões, e uma folha de gabarito, na qual devem ser registradas as respostas finais, sem rascunhos ou rasuras.Como funciona um leitor de gabarito de provas?
O leitor de gabarito de provas é um software que faz o escaneamento das folhas de respostas das provas, identificando erros e acertos, e gerando resultados automáticos. Essa leitura pode ser realizada através de um scanner ou do próprio celular, com uso da câmera associada à plataforma utilizada. Com o leitor de gabarito da Lize, todo esse processo pode ser feito de forma online, diretamente na internet, sem a necessidade do download de aplicativos ou extensões. Feita a digitalização das folhas de respostas, é possível obter os resultados das avaliações automaticamente em questão de segundos.5 vantagens da correção automática de provas
- Mais rapidez e agilidade na jornada avaliativa;
- Redução da sobrecarga de trabalho dos professores;
- Menos chances de erros nas correções;
- Mais tempo para estudos, capacitação e planejamentos de aula;
- Dados mais assertivos para análises de desempenho;