Biblioteca Lize: 7 dicas de livros sobre educação colaborativa, inclusiva e inovadora
Nós da Lize entendemos o quão essencial é o papel dos livros na vida e rotina pedagógica e, por isso, desenvolvemos e estamos lançando um novo projeto: a Biblioteca Lize.
Os livros são verdadeiras ferramentas transformadoras e grandes aliadas da educação, tanto do processo formativo dos alunos, quanto da construção do ensino-aprendizado pelos professores e gestores.
Graças a eles, não só os estudantes têm acesso a diversos conteúdos nas diversas áreas do conhecimento, como também educadores têm à sua disposição um material rico e completo para orientá-los no planejamento de aulas e atividades.
Em breve vocês conhecerão mais detalhes dessa iniciativa, mas para dar início a esse novo capítulo, começamos com 7 indicações de livros sobre educação colaborativa, inclusiva e inovadora indispensáveis a todos os educadores. Confira:
1. O que é Ensino Colaborativo?
Autoras: Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Ana Paula Zerbato
Este livro é fruto das pesquisas realizadas pelas professoras Vera Lúcia Fialho e Ana Paula Zerbato, que destinam a obra de uma forma especial para os professores da educação básica, buscando traduzir os saberes científicos para uma linguagem mais fácil e acessível.
O livro propõe que os professores revejam e repensem suas práticas pedagógicas, com o intuito de tornar a vivência dos alunos e da comunidade escolar cada vez mais inclusiva. Ele está organizado em cinco capítulos, dispostos de questões conceituais e práticas.
No primeiro capítulo, as autoras tratam do conceito da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, a fim de construir uma cultura de inclusão, sendo esta uma das bases para a criação da verdadeira educação colaborativa.
Nos capítulos seguintes, será tratado o conceito do que é Ensino Colaborativo. Capelli e Zerbato apresentam o termo de forma clara e fácil, mostrando quais suas principais bases e pilares, bem como as principais formas de implementá-la na prática.
No quarto capítulo, a obra vai discutir como se constrói uma escola inclusiva e colaborativa, definindo os papéis de cada um nesse processo, e as reflexões que despertam a responsabilidades e comprometimento com o currículo escolar para modificar a cultura tradicional escolar. O livro então é finalizado com relatos de experiências sobre o Ensino Colaborativo em vários locais do Brasil.
As possibilidades de implementar o Ensino Colaborativo são diversas e trazem uma perspectiva de mudança e avanço para a educação brasileira. Para os educadores, essa leitura se faz necessária principalmente por ser atual e por modificar a forma de se entender e praticar a educação.
2. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula
Autor: Celso dos Santos Vasconcellos
O professor Celso dos Santos Vasconcellos, pedagogo, mestre e doutor em Educação pela USP, é autor de diversos livros que abordam a temática da educação, que vão desde a gestão escolar às práticas de sala de aula, e há mais de duas décadas se aprofunda nas pesquisas sobre gestão escolar e coordenação pedagógica.
Em “Coordenação do trabalho pedagógico: projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula”, Vanconcellos traz uma perspectiva inovadora, que busca transformar o olhar do coordenador para a gestão escolar. A obra está organizada de forma tematizada, trazendo importantes discussões e propostas para assuntos importantes da educação, em especial na figura do coordenador.
O livro traz para esse profissional diversas propostas e reflexões, buscando problematizar a atuação da coordenação na perspectiva tradicional da educação.
Sem dúvidas esta é uma leitura enriquecedora e transformadora, que coloca em discussão práticas tradicionais e ultrapassadas e propõe uma nova educação a partir da ação dos gestores.
3. Gestão participativa na escola
Autora: Heloísa Luck
Direcionado para o papel da gestão escolar e das suas mais variadas formas de atuação no âmbito escolar, neste livro Heloísa Luck nos explicita as diversas formas e nuances que a ela pode atuar, e destaca como sua participação demanda compromisso e engajamento.
A obra vai debater qual é o sentido efetivo da participação da gestão escolar e deixa claro que a gestão pode assumir diversos papéis, desde que estejam em consonância com um projeto de escola democrática e participativa.
A obra traz um vasto arsenal de formas de participação, porém cinco delas ganham bastante destaque e permeiam toda a discussão, são elas: participação como presença, participação como expressão verbal e discussão de ideias, participação como representatividade política, participação como tomada de decisão e a participação como engajamento.
O livro é uma excelente dica para os coordenadores, orientadores e diretores por ter uma série de discussões acerca da rotina do gestor escolar. Seus elementos teóricos são baseados em observações e vivências bem sucedidas de gestores que tomaram a sua participação na escola mais efetiva, desencadeando uma série de mudanças em toda a escola, as quais trouxeram resultados de aprendizagens significativos.
Leia também: Gestão participativa escolar: o que é e como esse novo modelo pode transformar sua escola
4. A inclusão escolar do portador da síndrome de Down: o que pensam os educadores?
Autora: Lúcia de Araújo Ramos Martins.
A obra da professora Lúcia Martins é fruto de uma longa pesquisa que iniciou-se na década de 1990 na secretaria de educação do RN e se estendeu até os anos 2000, enquanto lecionava na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Os temas abordados vão de indagações sobre o conceito de inclusão escolar e ações educativas com a pessoa com Down, à percepção dos professores e da comunidade escolar sobre o local da pessoa com síndrome de Down.
Todos os temas abordados durante a obra estão fundamentados em pesquisas e entrevistas com os diversos personagens que compõem a comunidade escolar – professores, gestores, demais colaboradores escolares e pais. Uma das grandes contribuições desta obra é trazer à tona a percepção dos educadores, pais e demais colaboradores da escola no processo de inclusão da pessoa Down.
A obra da professora Lúcia Martins é um marco para a educação especial, pois traz temas e discussões que são bastantes atuais para os educadores que atuam em uma perspectiva de inclusão escolar, superando o paradigma da integração.
5. Educação especial e inclusiva: Mudanças para a escola e sociedade.
Autores: Maria Júlia Canazza Dall Acqua, Relma Urel Carbone Carneiro e Patrícia Moralis Caramori
Este livro é um grande chamado para a discussão de temas que permeiam a educação especial inclusiva. A obra é organizada em cinco capítulos que discutem o processo de inclusão desde as séries iniciais até o ensino médio.
Uma das principais contribuições que o livro nos traz é a importância da mudança conceitual sobre a educação, para alcançarmos a real inclusão escolar e estruturação de verdadeiras mudanças na sociedade. O livro traz consigo um fomento teórico para construção de estratégias significativas para a inclusão escolar e ações concretas para os educadores colocarem em prática em suas ações cotidianas em sala de aula.
O livro é uma leitura quase que essencial para os cursos de pedagogia, licenciatura e os grupos de pós-graduação em educação especial.
6. Ensino Híbrido Personalização e Tecnologia na Educação
Autores: Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani
Esta obra é destinada para os educadores, em especial os professores que tiveram que se adaptar de forma quase que instantânea ao modelo do ensino remoto, devido à pandemia do novo Coronavírus iniciada em 2020.
A obra “Ensino Híbrido Personalização e Tecnologia na Educação” está organizada em 10 capítulos, os quais trazem a visão do ensino híbrido a partir da visão do aluno, gestão escolar e do professor. É uma visão que inicialmente parece fragmentada, mas que se mostra uma ótima estratégia, pois as opiniões e formas diferentes de entender o ensino híbrido constituem um conceito inovador.
A contextualização, abordagem teórica e suas referências científicas vão desmistificar o entendimento sobre o real sentido do ensino híbrido. Muitos educadores resumem o conceito como a junção do modelo presencial com o remoto, mas a proposta da obra é ir além e se afastar desta minimização, partindo para um conceito pedagógico bem mais amplo.
O livro nos mostra que as tecnologias digitais devem ser utilizadas para proporcionar ao processo de ensino-aprendizagem resultados significativos e que a categoria do ensino híbrido não está limitada ao fato de ser presencial e remoto. A grande sacada da obra é mostrar que a tecnologia traz a possibilidade de hibridizar o ensino e personalizar o ensino de acordo com as individualidades do aluno.
O texto é muito rico em todo o seu conteúdo e seus últimos capítulos trazem uma série de perguntas e respostas, bem como planos de ensino adaptáveis, recursos tecnológicos, e uma série de dicas que vão desde como organizar a sala de aula até as diversas maneiras para avaliar a aprendizagem dos alunos.
7. A sala de aula inovadora
Autores: Fausto Camargo e Thuinie Daros
Essencial para os professores que estão sempre buscando novas estratégias pedagógicas para a sua prática docente, a obra faz parte da série chamada “Desafios da educação”, composto por mais de 10 títulos com temas atuais e pertinentes não só à prática docente, mas ao universo da educação. O livro tem uma linguagem fácil, envolvente e contagiante, e está organizado em duas partes.
Na primeira parte, temos três capítulos que vão falar das metodologias ativas, abordando o por que se faz necessário inovar e trazer possibilidades diferentes para a sala de aula. Também é questionado por que a educação brasileira ainda está estagnada com modelos que não são mais satisfatórios para o século XXI. Ainda na primeira parte, os autores trazem uma contextualização histórica e pedagógica para que se faça claro a real necessidade de uma sala de aula inovadora que coloca o aluno como o protagonista de seu saber.
Na segunda parte do livro é listada uma série de metodologias, abordagens e práticas que possibilitam ao educador trazer as metodologias ativas e uma sala de aula inovadora para seus alunos. Independente do nível de ensino, da série que o aluno está cursando ou do componente curricular que o professor leciona, o livro traz estratégias para que os alunos vivenciem uma sala de aula inovadora, colocando-o como o centro do processo de aprendizagem.
Um dos objetivos do livro é tornar significativa a aprendizagem do aluno para o mundo do trabalho, especialmente tendo em vista que a formação voltada para a resolução de problemas é uma demanda contemporânea e essas metodologias apresentam-se como uma estratégia eficiente para o desenvolvimento de habilidades e competências que farão parte do futuro dos estudantes.
“A sala de aula inovadora” é então uma leitura essencial para os professores da educação básica que estão em busca de desenvolver o nível do ensino-aprendizagem em sala de aula.
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