Banco de questões online: como funciona e qual usar?
Banco de questões para elaborar provas: usar ou não usar, eis a questão!
Qual a sua opinião sobre isso, professor(a)? Você já testou utilizar essa ferramenta na sua jornada avaliativa? Sabe como ela funciona e conhece as vantagens para a sua rotina docente?
As novas tecnologias, sem dúvidas, ajudam a otimizar e melhorar diversos processos da nossa vida — e com a educação não é diferente. Especialmente quando se trata de processos avaliativos, a transformação digital na educação trouxe diversas ferramentas e plataformas, como a Lize, com as quais os professores podem economizar tempo e esforços para elaborar, aplicar e corrigir provas.
O banco de questões é uma das principais aliadas nesse processo, e uma verdadeira “mão na roda” que torna esse trabalho muito mais rápido, prático e fácil.
Se você quer saber mais como ele funciona, continue lendo este artigo até o final!
O que é e como um funciona um banco de questões de prova?
O banco de questões é uma ferramenta que permite aos professores criar, armazenar e acessar milhares de questões de provas — tanto autorais, como públicas.
Ele é uma das ferramentas mais eficazes para elaborar uma avaliação escolar, pois permite aos professores navegar de forma fácil, rápida e segura pela nuvem de exercícios, bem como auxilia na economia de tempo e nos bloqueios criativos no momento de criar inúmeras questões diferentes, inovadoras e efetivas.
É certo usar um banco de questões para criar provas?
Assim como toda nova tecnologia, as ferramentas digitais de gestão avaliativa ainda causam um certo estranhamento nos usuários, especialmente os fiéis adeptos aos métodos tradicionais.
Muitos se questionam até onde deve ir a atuação da tecnologia em sala de aula, ou até mesmo se tecnologia e educação realmente podem caminhar juntas.
Acontece que, assim como tudo na vida, existem prós e contras, mas é totalmente possível tornar as inovações tecnológicas aliadas do processo educacional.
Por mais que os métodos tradicionais tenham sido responsáveis por chegarmos aonde estamos, é preciso repensar o papel do educador frente a um cenário novo, diferente e cada vez mais inovador.
Estamos de frente a uma revolução digital, em que grande parte dos alunos das novas gerações já nascem tendo contato com dispositivos eletrônicos e universos virtuais. As formas de aprender e obter conhecimento mudaram, bem como a velocidade com que a informação circula e se transforma.
Nesse contexto, ressalta-se o novo papel do professor na construção de uma educação que dialogue com essas mudanças e que promova novas formas de aprender e construir conhecimento.
As tecnologias educacionais surgiram para auxiliar os educadores nessa tarefa, e não substituí-los ou invalidar o seu trabalho. Pelo contrário, através da otimização de atividades como elaboração, aplicação e correção de provas, os docentes podem ter muito mais tempo para se dedicar à formação continuada, ao planejamento de aulas mais dinâmicas e criativas e, sobretudo, ao cuidado consigo mesmos.